Sobre o AEE


A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva encontra-se em perfeita sintonia com o documento da ONU (Organização das Nações Unidas), constituindo a educação inclusiva em um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indispensáveis.
É preciso ter claro o conceito de inclusão que fundamenta o projeto político pedagógico de 
cada sistema educacional. Um projeto que não discrimina, que não segrega e que se organiza para receber cada aluno assumindo o compromisso de gestão pública. É dessa inclusão que falamos.


A educação inclusiva destina-se a todos os alunos da escola.  Trabalhar na escola regular com o aluno que necessita de estratégias educativas como por exemplo de adaptações linguísticas ou de escrita,  adaptações das instalações físicas, de acessibilidade do ambiente escolar, é hoje em dia uma realidade  aqui em nossa cidade de Juazeiro - BA, Brasil, nas escolas publicas municipais. 
 Hoje em dia no Brasil já  existem  professores de educação especial, que foram capacitados pelo Ministério da Educação MEC, atuando nas escolas publicas das redes estaduais e municipais. Esse apoio a educação inclusiva deve ser prestado a todos os alunos que tem algum tipo de deficiência. Segundo o decreto nª 4 de 02 /10/2009 vemos que:

 Art. 1º Para a implementação do Decreto nº 6.571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.  Art. 2º O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. ( MEC, 2009)


O atendimento Educacional Especializado, vem contemplar as necessidades dos alunos com necessidades especiais desde que eles estejam frequentando o ensino regular, de maneira espontânea, sem possuir um caráter de obrigatoriedade e sim de conquista de direito e respeito as diversidades
Na minha pratica diária como professora de AEE, trabalho que me realiza bastante sinto que estou na direção certa, encaminho alunos para médicos especialistas, através de parcerias com a secretaria de saúde, auxilio a família a conseguir o beneficio da Loas, e desenvolvo meu trabalho na sala de recursos multifuncional, amo trabalhar com pessoas deficientes, gosto muito do que faço e a Secretaria de Educação através da professora Creuza nos dá muito apoio .

Referencias 


Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Política Nacional de Educação Especial.Secretaria Nacional de Educação Especial. Brasília, DF, 2009.

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