AEE Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva de uma Escola comum
A
escola comum precisa incorporar novos conceitos para ser realmente
uma escola de todos, respeitando as particularidades e diferenças
sem ter um olhar preconceituoso, sendo reconhecida e valorizada nas
suas diferenças. A escola tem que exercer seu projeto político
pedagógico, com uma gestão democrática e participativa.
A
atuação do atendimento educacional especializado deve ser
compartilhado por toda a equipe educacional o aluno deficiente não
deve ser um m,erro problema do professor de AEE, e sim um estudante
da escola como um todo, tendo principalmente seus direitos
respeitados como garante as leis e indicam os parâmetros e
diretrizes curriculares, os regimento, normas e documentos.
A
escola inclusiva deve ter um olhar voltado para uma avaliação
continuada e qualitativa, num processo dinâmico e diário. Como diz
no texto “ a aprovação e a certificação por
terminalidade especifica, como propõe a LDBN/ 1996, não faz
sentido, quando se entende que a aprendizagem é diferenciada da
aluno para aluno” segundo Ropoli; Mantoan; Santos;Machado.
Acredito que o aluno com algum tipo de deficiência pode sim se
adaptar ao currículo da escola comum, desde que ela respeite suas
diferenças, como diz as autoras acho que elas quiseram dizer que a
terminalidade limita esse aluno com deficiência, a achar que ele só
pode ir ate ali e não avançar mais desestimulando esse aluno ao
ambiente escolar. Acredito mesmo que lentamente eles podem avançar
em todos os aspectos na aprendizagem depende do envolvimento da
equipe escolar para com seus alunos diante de suas diferenças e
limitações.
A
valorização do professor como também dos funcionários das escolas
é muito importante para uma escola inclusiva, toda a equipe escolar
deve ter formação continuada, como também deve se garantir horas
para estudo e planejamento dos professores. O planejamento flui
melhor se for uma atividade coletiva com a participação de todos os
professores. A inclusão não depende apenas do professor de AEE.
A
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos
com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para
garantir:
· Acesso
ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade
nos níveis mais elevados do ensino.
· Transversalidade
da modalidade de educação especial desde a educação infantil até
a educação superior.
· Oferta
do atendimento educacional especializado, formação de professores
para o atendimento educacional especializado e demais profissionais
da educação para a inclusão participação da família e da
comunidade.
· Acessibilidade
arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações
e Informação, e articulação intersetorial na implementação das
políticas públicas.
Para
ter realmente um escola inclusiva faz necessário estas estratégias
para se ter uma educação para todos e todas de qualidade no nosso
país.
Referencias
RIPOLI,
Edilene A., MONTOAN, Mª Teresa E. SANTOS,MACHADO, Rosângela. A
educação especial na perspectiva da inclusão escolar; a escola
comum inclusiva.
Maria
Conceição Virgolino
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