AEE Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva de uma Escola comum




A escola comum precisa incorporar novos conceitos para ser realmente uma escola de todos, respeitando as particularidades e diferenças sem ter um olhar preconceituoso, sendo reconhecida e valorizada nas suas diferenças. A escola tem que exercer seu projeto político pedagógico, com uma gestão democrática e participativa.
A atuação do atendimento educacional especializado deve ser compartilhado por toda a equipe educacional o aluno deficiente não deve ser um m,erro problema do professor de AEE, e sim um estudante da escola como um todo, tendo principalmente seus direitos respeitados como garante as leis e indicam os parâmetros e diretrizes curriculares, os regimento, normas e documentos.
A escola inclusiva deve ter um olhar voltado para uma avaliação continuada e qualitativa, num processo dinâmico e diário. Como diz no texto “ a aprovação e a certificação por terminalidade especifica, como propõe a LDBN/ 1996, não faz sentido, quando se entende que a aprendizagem é diferenciada da aluno para aluno” segundo Ropoli; Mantoan; Santos;Machado. Acredito que o aluno com algum tipo de deficiência pode sim se adaptar ao currículo da escola comum, desde que ela respeite suas diferenças, como diz as autoras acho que elas quiseram dizer que a terminalidade limita esse aluno com deficiência, a achar que ele só pode ir ate ali e não avançar mais desestimulando esse aluno ao ambiente escolar. Acredito mesmo que lentamente eles podem avançar em todos os aspectos na aprendizagem depende do envolvimento da equipe escolar para com seus alunos diante de suas diferenças e limitações.
A valorização do professor como também dos funcionários das escolas é muito importante para uma escola inclusiva, toda a equipe escolar deve ter formação continuada, como também deve se garantir horas para estudo e planejamento dos professores. O planejamento flui melhor se for uma atividade coletiva com a participação de todos os professores. A inclusão não depende apenas do professor de AEE.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:
·         Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
·          Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
·          Oferta do atendimento educacional especializado, formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão participação da família e da comunidade.
·         Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e Informação, e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Para ter realmente um escola inclusiva faz necessário estas estratégias para se ter uma educação para todos e todas de qualidade no nosso país.
Referencias
 RIPOLI, Edilene A., MONTOAN, Mª Teresa E. SANTOS,MACHADO, Rosângela. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar; a escola comum inclusiva.


Maria Conceição Virgolino


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